segunda-feira, 21 de março de 2011

Caixas d'água: plástico X cimento-amianto

Olá, um assunto de muita importância quando se fala em construções é o material usado. Todos sabem que ele tem que ser de qualidade, porém isso não basta, ele também tem que ser apropriado ao fim a que se destina. Caso contrário, poderá causar sérios problemas.

As caixas d'água são indispensáveis para instalações que abrigarão seres vivos (casas, construções rurais e etc.) e devem ser de um material que não comprometa a saúde dos moradores.

Existem no mercado basicamente dois tipos de caixa d'água: as fabricadas com cimento-amianto (nome popular para o fibrocimento) e as de plástico.

O amianto é uma fibra mineral extraída fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, alguns estudos na área apontam a existência de substancias cancerígenas em sua composição e que a utilização do amianto como matéria prima para a fabricação de reservatórios de água é um grande risco a saúde. Porém, outros afirmam que a massa formada pela mistura de amianto e cimento não é prejudicial à saúde, pois o cimento faz com que o amianto não se “despenda” da caixa d’água.

Contudo, nos últimos anos as caixas de amianto estão sendo substituídas pelas de plástico (polietileno), que são mais leves, mais fáceis de montar, não quebram com facilidade e, principalmente, não liberam substancias cancerígenas na água (pelo menos é o que sabemos até agora).

Prefira não arriscar!

5 comentários:

  1. Muito interessante esse tópico.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. o que me interessa mais do que essas lendas urbanas e o preço, alguém sabe me dizer a diferença de preço entre as duas caixas?
    outra coisa se o governo libera o uso de amianto é porque não faz mal a saúde.

    ResponderExcluir
  3. Hi,

    Awesome, seriously awesome.Great presentation.Thanks for sharing.It is very useful.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação. Realmente faz sentido. Pois a caixa de amianto é bastante antigo. com certeza após muito estudos e pesquisas comprovaram estes males. Quanto o governo. Será que está de fato preocupados com nossa saúde.

    ResponderExcluir